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Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

Professor de Produção Cênica da Escola do Futuro Basileu França defende tese em Performances Culturais

A tese de doutorado, defendida na Universidade Federal de Goiás, trata de uma obra do compositor Richard Wagner e foi indicada para publicação 

O professor Allan Lourenço da Silva, do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O recém-intitulado doutor traz para a escola não somente um ganho para o curso e estudantes, mas, também, para a divulgação científica, uma vez que o trabalho foi indicado para publicação.

A tese foi orientada pela professora Dra. Nádia Maria Weber Santos e coorientada pelo Dr. Carlo Machado Pianta. O título Gesamtkunstwerk – A obra de Arte Total – em Richard Wagner e a Criação da Imagem Simbólica no drama O Anel do Nibelungo teve por objetivo compreender o processo de materialização/concretização da concepção de Gesamtkunstwerk como fenômeno estético no drama O Anel do Nibelungo, montagem realizada por Richard Wagner, em 1876, em Bayreuth, Alemanha.

A essência da pesquisa residiu na questão de que maneira a produção da Gesamtkunstwerk – conceito de Obra de Arte Total – se manifestou como um fenômeno na criação da imagem simbólica na obra de Richard Wagner e em sua proposta de reforma estética operística, consolidando-se no drama. Para o estudo, o professor utilizou uma metodologia exploratória, dedicando-se à leitura e à análise de teses, artigos, livros, revistas, jornais e imagens, a fim de encontrar materiais pertinentes que pudessem elucidar o processo de criação da Gesamtkunstwerk no drama O Anel do Nibelungo. O doutorando partiu da hipótese de que a Gesamtkunstwerk de Richard Wagner se materializa no drama. É por meio da elaboração do drama que sua proposta se configura como um fenômeno estético concreto. Assim, buscou ampliar a compreensão sobre a criação da imagem simbólica no drama, explorando seus potenciais poéticos e dramáticos, a partir da concepção wagneriana de Gesamtkunstwerk.

Allan da Silva explica que a pesquisa permitiu concluir que a imagem, em Wagner, não está dissociada do tempo e do espaço, tampouco se restringe ao campo das ideias; ela se apresenta de forma tangível/concreta. De acordo com a tese, Richard Wagner, ao conceber a Gesamtkunstwerk, buscou desenvolvê-la por meio da criação de uma imagem que se concretiza no e como drama. “Esse trabalho me possibilitou realizar um estudo sobre o simbólico, o símbolo e a criação da imagem simbólica no drama em Richard Wagner, no drama O Anel do Nibelungo, na Arte e nas Performances Culturais”, aponta o professor. Ele comemora a conclusão da pós-graduação stricto sensu: “A pesquisa representa para mim uma super oportunidade de ampliar meu trabalho enquanto artista/pesquisador no campo das artes, das performances culturais e da produção cênica. Ao mesmo tempo que me permite desenvolver um processo de ensino e aprendizagem junto ao corpo discente da Produção Cênica na Escola do Futuro Basileu França e de outros profissionais da cena artística e educacional”, conclui.

Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas e, Mestre em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás com o trabalho Cascando Beckett entre a luz e a sombra: um diálogo com Rembrandt Van Rijn (1606-1669) e Edward Gordon Craig (1872-1966) no ano de 2018, o professor Allan da Silva é docente da Escola do Futuro Basileu França desde 2014.

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