Pesquisa sobre capacitação de professores de violão nas Escolas do Futuro de Goiás é destaque em congresso nacional Publicado em: 30 de setembro de 2024
O projeto, apresentado no XXXIV Congresso da Anppom, mapeia a atuação de professores de violão nas Escolas do Futuro de Goiás, destacando desafios e oportunidades para a valorização profissional
A professora Amanda Pereira Bras Gonçalves, do Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás (Narts) em Silvania, da Escola do Futuro de Goiás (EFG), apresentou um projeto de iniciação científica no XXXIV Congresso da Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música), realizado em Salvador, entre os dias 16 e 20 de setembro. O estudo, intitulado "Música e trabalho: mapeamento da inserção do músico violonista por meio da Educação Profissional e Tecnológica", desenvolvido na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), buscou analisar a atuação dos professores de violão nos projetos ligados às Escolas do Futuro de Goiás. Durante a apresentação, Amanda destacou: “Como também sou violonista, me interessei em fazer essa pesquisa para entender melhor a realidade dos docentes e ajudar a promover melhorias”.
A pesquisa, orientada por Flavia Maria Cruvinel, professora da EMAC-UFG e diretora de Artes e Cultura do Centro de Estudo, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), revelou um panorama diversificado sobre a atuação dos professores nas EFGs. Os dados indicam que, embora haja reconhecimento da formação acadêmica e do apoio institucional, há desafios importantes a serem enfrentados, como a falta de estrutura adequada, insegurança contratual e remuneração insatisfatória. Flavia ressaltou a relevância desse diagnóstico para o desenvolvimento das capacitações nas Escolas do Futuro: "É essencial investir em melhores condições de trabalho para criar um ambiente mais propício ao ensino e à valorização profissional dos nossos docentes”.
O projeto tem como objetivo fornecer informações que contribuam para o aprimoramento das condições de trabalho dos professores e fortalecer o papel da Educação Profissional e Tecnológica nas artes em Goiás. A parceria entre a EMAC e o CETT-UFG foi fundamental para viabilizar a pesquisa, que promete auxiliar na implementação de políticas que valorizem ainda mais os professores, resultando em um ensino musical de maior qualidade nas Escolas do Futuro de Goiás.